Como montar planogramas para supermercado – passo a passo

Como montar planogramas eficazes Planogramas são ferramentas essenciais no varejo, especialmente em supermercados, onde a organização de produtos pode impactar diretamente as vendas e

Como montar planogramas eficazes

Planogramas são ferramentas essenciais no varejo, especialmente em supermercados, onde a organização de produtos pode impactar diretamente as vendas e a experiência do shopper.

O que são planogramas?

Para quem ainda não está familiarizado, planogramas são representações visuais detalhadas que mostram onde e como os produtos devem ser dispostos nas prateleiras e gôndolas.

Eles são projetados para otimizar o espaço de vendas, melhorar a apresentação dos produtos e, consequentemente, aumentar as vendas.

Passo a passo para montar um planograma:

1- Análise do espaço disponível:

Comece medindo o espaço disponível em suas prateleiras e gôndolas. Veja a altura, profundidade e largura para otimizar o uso do espaço.

2 – Conhecimento do produto:

Entenda os produtos que você está planejando expor. Considere fatores como tamanho, forma, embalagem e popularidade.

3 – Compreensão do comportamento do shopper:

Analise o comportamento de compra dos seus clientes. Coloque produtos de alta demanda em locais de fácil acesso e visibilidade.

4- Organização dos produtos:

Organize os produtos de maneira lógica e atraente. Considere a árvore de decisão de compra de cada produto.

5 – Implementação e monitoramento:

Coloque os produtos nas prateleiras conforme o planograma.

Monitore o desempenho e faça ajustes conforme necessário.

Simplificando o Planograma:

Realizar todo esse processo de montagem de planograma não é fácil quando feito de forma manual.

Por isso, para ganhar tempo e ainda ter um planograma realmente eficiente e de acordo com o comportamento de compra do shopper, você deve considerar o uso de um sistema, como o Sistema de Planograma da Web Jasper.

Inclusive, a nova funcionalidade de edição do planograma está trazendo uma revolução para o processo.

Com essa função você pode:

  • Editar Planogramas Pré-Prontos: Faça ajustes rápidos e eficientes em planogramas existentes, adaptando-os às mudanças de estoque ou às novas estratégias de merchandising.
  • Automatização e flexibilidade: O sistema oferece sugestões automáticas de layout com base em dados de vendas e comportamento do shopper, proporcionando uma flexibilidade sem precedentes na gestão do espaço da loja.
  • Integração e análise de dados: Integre facilmente com sistemas de estoque e vendas para uma análise abrangente, permitindo decisões mais informadas e estratégicas.

Montar planogramas que funcionam é uma arte que requer conhecimento, análise e criatividade.

Com a nova funcionalidade de edição do sistema de planograma da Web Jasper, esse processo se torna mais intuitivo, eficiente e adaptável às necessidades do seu supermercado.

Invista nessa ferramenta e veja a transformação na organização e nas vendas da sua loja.

Quer saber mais sobre como o Sistema de Planograma da Web Jasper pode ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco para uma demonstração gratuita e descubra o poder da organização eficiente.

Quero saber mais!

Artigos relacionados

O que é um planograma?
Uma ferramenta que pode impactar diretamente no faturamento do supermercado, o planograma é a representação gráfica da disposição dos produtos no ponto de venda,
O Futuro do varejo: Introduzimos a Inteligência Artificial para varejistas
O varejo é um campo em constante evolução, e para sobreviver e prosperar, os varejistas precisam estar à frente das tendências, compreender os conceitos
Carnaval no Supermercado – Estratégias para aproveitar ao máximo esse evento sazonal
O Carnaval é uma das festas mais populares e animadas do Brasil, é uma ação sazonal que traz uma oportunidade única para supermercados aumentarem
Os próximos 100 anos do varejo começam agora: reflexões sobre o NRF Retail’s Big Show 2024
O NRF Retail’s Big Show 2024, realizado recentemente, proporcionou uma visão profunda e inspiradora do futuro do setor de varejo, com o lema “Os