O que é um planograma?

Uma ferramenta que pode impactar diretamente no faturamento do supermercado, o planograma é a representação gráfica da disposição dos produtos no ponto de venda,

Uma ferramenta que pode impactar diretamente no faturamento do supermercado, o planograma é a representação gráfica da disposição dos produtos no ponto de venda, ou seja, é uma ferramenta que detalha minuciosamente o espaço que deve ser ocupado pelos itens de uma categoria na gôndola.

Quando bem feito, ele colabora no aumento das vendas e rentabilidade da sua loja.

Hoje, a maioria dos varejistas expõe os produtos pelo feeling ou no achismo, o que é um erro grave, já que exposição de produtos é uma ciência: cada categoria, marca e produto deve passar por uma análise criteriosa na hora de ser colocada no ponto de venda.

A exposição de produtos deve sempre ter como foco o Shopper: ele deve ser os centros das decisões.

O shopper é quem realiza a compra, decide o que e quanto levar, interage com o vendedor e vai no PDV, ele é influenciado pelo ambiente da loja: o Shooper necessariamente nem sempre é o consumidor.

Agora que já entendemos o que é o planograma, vamos falar quais são as variáveis que devem ser utilizadas nessa análise, é importante que você entenda que o planograma será a aplicação visual da sua estratégia de gerenciamento de categoria, Os principais critérios que influenciam na exposição dos produtos e na geração do planograma são:

  • Margem: os produtos mais rentáveis precisam de um melhor destaque.

  • Volume de vendas em quantidade: itens que mais vendem precisam de mais espaço, afinal a exposição também deve ter foco em melhorar sua operação.

  • Venda em R$: nem sempre maior volume em quantidade, significa mais volume financeiro.

  • Se o produto é uma novidade: produtos novos precisam de um posicionamento diferente nos primeiros 45 dias. Você sabia que mais de 70% dos produtos descontinuados nas lojas, têm problemas na exposição?

  • Negociações de espaço: muitas vezes os varejistas negociam espaço e share de gondola com a indústria, isso deve ser colocado no planograma e, acima de tudo, deve-se analisar se essa negociação é realmente benéfica para o shooper.

  • Fluxo de loja: como o cliente anda em sua loja é outro ponto que precisa ser analisado na hora de expor os produtos.

  • Tipo de mobiliário: o tipo de mobiliário que está sendo usado tem forte influência na hora da exposição.

  • Perfil do cliente: quem é seu público? Qual sua classe social? Quais são as principais categorias? Essas perguntas precisam ser respondidas para uma melhor exposição e estratégia.

  • Dados de mercado: qual o share de mercado de cada item dentro da categoria? Quais categorias estão em crescimento no mercado? Quais hábitos estão mudando e como as categorias irão se comportar? Antecipar essas mudanças e ter essas informações é vital para apresentar mais assertividade e deixar o shopper bem atendido.

  • Árvore de decisão de compra: árvore de decisão é o nome dado para a ordem de importância entre os critérios utilizados pelo shopper para realizar suas escolhas no PDV, ou seja, como ele compra cada produto. Em cada categoria, ele utiliza critérios diferentes para decidir sua compra, como: marca, preço, versão, tamanho etc.  

Entender a árvore de decisão é fundamental para construir a sua estrutura mercadológica, pois sua estrutura de cadastro de produtos precisa seguir o modelo de compra do shopper.

Essa informação atualmente está mais centralizada na indústria, por isso a colaboração entre varejo e indústria se faz tão necessária.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LAYOUT E PLANOGRAMA?

Muita gente confunde, mas são coisas bem diferentes, porém são complementares.

Layout de loja, nada mais é do que a disposição dos corredores e setores dentro da loja. Levando isso para dentro do supermercado, layout seria onde deve ficar os matinais, os biscoitos, as bebidas, dentro das bebidas, por sua vez, o local onde fica o vinho, a cerveja e o refrigerante.

O ideal é fazer uma análise completa do seu layout, para aí sim gerar o planograma.

NÃO CONFUNDA PLANOGRAMA COM GERENCIAMENTO DE CATEGORIA!

O gerenciamento de categoria é uma metodologia que tem por objetivo definir as categorias de produtos com foco nas diferentes necessidades e desejos dos consumidores e shoppers.

O planograma representa 15% de todo o processo do GC, portanto trata-se de uma ferramenta relevante na hora de detalhar qual item entra em cada espaço da prateleira, ou seja, ele é ferramenta que será usada para manter toda a estratégia montada no gerenciamento de categoria.

Porém, um Gerenciamento de Categorias terá grandes chances de sucesso se o planograma for bem pensado e executado.

Agora que você já sabe o que é planograma, assista ao vídeo que fala mais sobre o nosso Sistema de Planograma WEB JASPER®

Artigos relacionados

Semana do consumidor: estratégias infalíveis para bombar seu supermercado
A Semana do Consumidor (10 a 16 de março) é oportunidade para supermercados aumentarem vendas com planejamento estratégico, promoções personalizadas, experiência aprimorada, parcerias, comunicação
Como liderar no varejo: lições dos gigantes para expandir sua rede com eficiência
A expansão varejista exige estratégia, dados e tecnologia. Localização, eficiência operacional e gestão inteligente garantem crescimento sustentável. A Web Jasper oferece soluções para otimizar
Layout inteligente: direcione o shopper para aumentar as vendas no Carnaval
O Carnaval impulsiona vendas no varejo, exigindo um layout estratégico. Posicione produtos essenciais na entrada, caixas e saída para compras por impulso. Combos e